Associações militares discutem demandas da categoria e protocolam ofícios ao MPE e Comando Geral

 

Na manhã desta quarta-feira, 30, os dirigentes das associações militares do Estado do Tocantins se reuniram para discutirem demandas conjuntas da categoria. O encontro ocorreu na sede da Associação dos Praças Militares do Estado do Tocantins (APRA-TO) e contou com a presença do presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar e Bombeiros do Estado do Tocantins (ASSPMETO), José Alan de Oliveira Castro.

Na reunião foram discutidos, entre outros pontos, o auxílio-alimentação, com o intuito de ser estendido a todos os servidores militares de forma integral; a adequação da legislação estadual à Lei de Organização Básica das Polícias Militares e Bombeiros (LOB) e o vazamento de informações sigilosas de uma investigação em andamento envolvendo militares.

Com o objetivo de fortalecer a categoria e unificar as demandas, os dirigentes assinaram ofícios conjuntos e encaminharam ao Comando Geral. Nos documentos eles solicitaram a implementação da LOB no Estado e a defesa da exclusividade do policiamento ostensivo, preventivo e da polícia administrativa na preservação da ordem pública da Polícia Militar, quando houver a participação do governador em mesa de negociação federal sobre Segurança Pública.


As associações ainda protocolaram, na tarde desta quarta-feira, no Ministério Público Estadual do Tocantins (MPE-TO) uma Notícia de Fato para apurar suposta irregularidade no vazamento de informações sigilosas de Inquérito Policial da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, envolvendo quatro policiais militares. O documento foi encaminhado ao coordenador do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública, o promotor de Justiça João Edson de Souza.

Além do presidente da ASSPMETO, assinaram os ofícios os presidentes da APRA-TO, Regis Guedes; da Unimil-TO, João Victor Moreira; da ASMIPAR – Paraíso, Uander de Souza Amaral; da ASPRA-TO Gurupi, Douglas Mendes; da APA – Araguaína, Elton Negreiros; da ACS do 5º Batalhão de Porto Nacional, Nirley Castro Macedo Fernandes; da ASMIRD – Dianópolis, Edmilson Pinto Ferreira; da ACS Colina do Tocantins, Robson José Matos da Costa; da AOMETO, João Leyde de Souza Nascimento; da FASPRA-TO, Everton Cardoso Dias Soares e da ASMIR, Adão Sousa.

Rolar para cima